Inteligência artificial identifica violência contra mulheres em tempo real

Previsão é que ferramenta seja lançada para o público, de forma gratuita, em fevereiro deste ano

Por: Isabela Alves

A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil, de acordo com o portal Relógios da Violência, do Instituto Maria da Penha.

Além disso, de acordo com o 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.206 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2018, em todo o país. Em 88,8% dos casos, o autor era companheiro ou ex-companheiro da vítima.

Diante desta situação alarmante, um grupo de pesquisadores da CESAR School e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desenvolveram uma inteligência artificial que identifica os casos de violência contra mulheres e aciona uma rede de apoio em tempo real.

Através de informações sonoras captadas pelo celular, como o uso de palavras-chave relacionadas ao ato de violência, uma rede de mulheres cadastradas na plataforma é acionada para prestar apoio às vítimas e chamar as autoridades.

A previsão é de que a plataforma chegue ao público, de forma gratuita, em fevereiro de 2020. A iniciativa foi um dos cinco projetos finalistas do EU-Brazil Innovation Pitch 2019.

 

fonte: https://observatorio3setor.org.br/noticias/inteligencia-artificial-identifica-violencia-contra-mulheres-em-tempo-real/

CopyLeft Sapiens. 2019 Brasil