Pastora Romi Bencke, alvo de ataques na internet, recebe apoio de 200 organizações

Líder religiosa sofreu difamação nas redes sociais após promover uma campanha contra discursos de ódio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

 

A pastora Romi Bencke, secretária-geral do CONIC: ataques nas redes sociais após lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica - Reprodução/CONIC

 

Cerca de 200 organizações da sociedade civil, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA), lançaram uma nota de solidariedade à pastora luterana Romi Bencke e ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), do qual a pastora é secretária-geral, que vêm sofrendo ataques nas redes sociais. 

Leia mais: No Dia de Combate à Intolerância Religiosa há “pouco a comemorar", diz liderança

A ofensiva começou após a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, cujo lema foi a promoção do diálogo, "Fraternidade e diálogo: Compromisso de Amor", na qual tanto o CONIC quanto a pastora tiveram papel central. A campanha teve como objetivo denunciar violências e a cultura de ódio, como racismo e misoginia, alcançar a reconciliação social, fortalecer ações de solidariedade e celebrar a convivência inter-religiosa. 

 

 

Em nota, as organizações afirmaram que “atestam o compromisso da pastora Romi e do CONIC com os valores da paz, da justiça, do diálogo e do respeito às diversas crenças, e repudiam qualquer tipo de violência e difamação contra a pastora, os coordenadores da Campanha da Fraternidade, ou a Campanha em si”. 

Também defendem que a trajetória da pastora Romi “e seu serviço pastoral culminam nos valores que cremos e defendemos: a promoção do diálogo ecumênico/religioso e a defesa dos Direitos Humanos”. 

A nota está disponível online para que outras organizações assinem.
 

Edição: Rogério Jordão

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2021/02/10/pastora-romi-bencke-alvo-de-ataques-na-internet-recebe-apoio-de-200-organizacoes

 

LEIA TAMBÉM

Solidariedade à pastora Romi Bencke e ao CONIC

Campanha da Fraternidade Ecumênica: CJP da Arquidiocese de Brasília manifesta apoio ao Conic, à CNBB e à Pastora Romi

"A Campanha da Fraternidade põe o dedo na ferida"

 

O Instituto Sapiens Brasil está em processo de criação,
este portal é experimental com finalidade de teste entre os membros e membras
do grupo de voluntários que está criando o projeto e tem caráter privado restrito ao grupo de testagem
CopyLeft Sapiens Brasil