Encontro reúne representantes dos Conselhos de Políticas Públicas em Brasília 

Encontro reúne representantes dos Conselhos de Políticas Públicas em Brasília 

Dando continuidade ao diálogo e proporcionando espaço para troca de experiências entre conselheiros que atuam a partir da motivação da fé em Conselhos Nacionais de Políticas Públicas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão para a Ação Sociotransformadora promoveu o 4º Encontro Nacional de Conselheiros de Políticas Públicas. Desta vez, a iniciativa foi realizada no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF).  

Daniel Seidel, representante da CNBB no Conselho Nacional de Economia Solidária

Daniel Seidel, representante da CNBB no Conselho Nacional de Economia Solidária

 

Fruto da Campanha da Fraternidade de 2019, cuja temática à época era Fraternidade e Políticas Públicas, o encontro nasceu com a perspectiva de reunir os representantes dos Conselhos de Políticas Públicas para que pudessem aprofundar o seu papel à luz da Doutrina Social da Igreja.

Nele, os participantes têm a oportunidade de conhecer melhor o contexto social, político, econômico atual, identificando limites, avanços e desafios, projetando mútua cooperação e dando maior eficiência ao exercício de representação nos próprios Conselhos. 

Nesta ocasião, os participantes (em torno de 17) tiveram a oportunidade de formar grupos para discutir um artigo sobre os “Novos Paradigmas na Doutrina Social da Igreja e o Brasil Hoje”. Daniel Seidel, representante da CNBB no Conselho Nacional de Economia Solidária, disse que o Brasil vive um momento crítico para as Políticas Públicas e, de acordo com ele, a Igreja vivencia um processo de abertura e de incentivo para que os cristãos leigos ocupem espaços. “Esse tipo de Encontro faz com que nós tenhamos essas preocupações de termos a população mais presente pautando a agenda de construção dessas Políticas Públicas”, garante.  

Representantes dos Conselhos Nacionais de Políticas Públicas

Representantes dos Conselhos Nacionais de Políticas Públicas

 

O mote central deste encontro também girou em torno da temática “Criminalização das entidades e lideranças que atuam na Defesa dos Direitos Humanos e Ambientais”. “No encontro de hoje nós temos como foco diante das dificuldades que temos enfrentado todo esse processo de criminalização”, afirmou Daniel. 

A ideia, ainda de acordo com ele, é que o curso sirva de motivação para os regionais e dioceses da CNBB. “De forma que esses cristãos que participam desses espaços se sintam reconhecidos, fortalecidos e com lugares para refletir sobre sua prática”, finalizou. 

Amanhã, no dia 12, dando sequência às atividades haverá a realização da Capacitação para Conselheiros e Conselheiras de Políticas Públicas” – Conselhos Paritários. A iniciativa se desdobrará em duas etapas sendo a 1ª turma, de 12 a 14 de fevereiro e a 2ª turma de 1º a 3 de abril. Entre os temas a serem abordados estão os desafios da esfera pública para o cristão/ã conselheiro/a de direito, crise de sistema representativo e o fortalecimento da democracia representativa, mecanismo de democracia participativa e ciclo das políticas públicas. 

 

fonte: https://www.cnbb.org.br/encontro-reune-representantes-dos-conselhos-de-politicas-publicas-em-brasilia/

CopyLeft Sapiens. 2019 Brasil